Documentário e site nas comemorações do centenário de Hiram
O documentário “Lua Nova do Penar”, sobre Hiram de Lima Pereira, teve sua 1ª exibição pública no dia 05 de outubro e marcou o início das homenagens a Hiram pelo Centenário de Nascimento completado no dia 03 de outubro. A pré estreia foi no Sábado Resistente, no Memorial da Resistência de São Paulo. Um evento emocionante que merece que disponibilizemos (brevemente) uma página exclusiva com relatório e imagens à altura.
Para a divulgação do documentário, assim como para homenagear o centenário, foi criado o site http://www.hirampereira.com. Pretendemos apresentar Hiram às novas gerações e, por meio da sua história, contar da luta dele e de milhares de patriotas brasileiros vitimados pela ditadura, que sonharam um Brasil mais humano.
Hiram discursa na AIP sob olhares atentos dos presentes. Percebe-se Luís Beltrão (à época presidente da AIP), os jornalistas Mário Mello e Cláudio Tavares, Paulo Cavalcante, a esposa Célia e outros
Hiram de Lima Pereira faria 100 anos de vida, se a sua vida não tivesse sido interrompida pela truculência da ditadura implantada a partir do Golpe de 1964, em 03 de outubro de 2013. O site pretende trazer à memória viva alguém relevante na vida de Pernambuco e do Brasil. Que participou de um momento muito rico da vida política e cultural. Foi um dos fundadores do MCP e do TPN, foi secretário municipal de administração da gestão Miguel Arraes, participava ativamente da Associação de Imprensa de Pernambuco e da vida social e política do Recife. O Golpe de 1964 o levou a exilar-se e viver na clandestinidade durante 10 anos.
Em 1975 foi sequestrado pelo Dops paulista e, desde então, não se tem notícias de Hiram.
O jornalista, ator e poeta Hiram de Lima Pereira deixou gravada a forte personalidade de um homem alegre e solidário. Que gostava de contar piadas e promovia divertidos saraus poéticos e musicais em sua casa, quando recitava poemas, cantava e fazia mágicasEspera-se que Hiram deixe de ser um nome na lista dos desaparecidos na ditadura, tornando-se presente na memória do Brasil.
Veja a agenda
Em outubro o Sábado Resistente, promovido pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política promove sessão especial do documentário Lua Nova do Penar e celebração de homenagem ao centenário de Hiram.
Confira a agenda:
mais detalhes aqui
TV Cidade Livre de Brasília
28/10
Programação de Fim de Ano
10/ 12
DIA INTERNACIONAL DOS DH